MODALIDADES
KUNG FU
O QUE É KUNG FU?
Toda arte marcial que teve origem e se desenvolveu na China é conhecida como Kung Fu. O temo Kung Fu veio da filosofia chinesa e remete ao tempo dedicado para se atingir excelência em uma determinada habilidade. Desta forma, uma pessoa que toca um instrumento muito bem, ela desenvolveu o Kung Fu nesta área. Uma pessoa boa na cozinha, ela tem um bom kung fu na cozinha. Ou seja, a ideia de Kung Fu vai muito além das artes marciais. A forma mais correta para falar sobre uma arte marcial chinesa é Wu Shu, que significa, literalmente, Arte Marcial.
Dentro do Kung Fu (ou Wushu se preferir) temos muitos estilos diferentes. Cada estilo com suas peculiaridades e currículo de ensino. Na CTKS o aluno pode se graduar nos estilos Garra de Águia (Yīng Zhǎo Fān Zi Mén - 鷹爪翻子門), Tai Chi Chuan família Yang (太極拳楊氏) e Sanda (Kickboxing Chinês - 散打). No entanto, o aluno, no decorrer das graduações, poderá, eventualmente, aprender técnicas de outros estilos para se aprofundar ainda mais no Kung Fu como um todo.
ESTILOS
Kung Fu Garra de Águia
O estilo de kung fu Garra de Águia (Yīng Zhǎo Fān Zi Mén - 鷹爪翻子門) é um estilo tradicional da China e um dos mais famosos em todo o mundo. Muito conhecido por suas técnicas de pontos de pressão. A criação do estilo é atribuída a um famoso general, Yue Fei. que usou o estilo para treinar seus soldados e obteve muito êxito no campo de batalha.
Após um tempo, o estilo chegou dentro do templo shaolin e passou a ser transmitido somente para os monges. Foi neste período que o estilo ganhou o nome que usamos até hoje, Yīng Zhǎo Fān Zi Mén – Estilo Garra de Águia Acrobático. Além das técnicas de torções, golpes com os braços, pontos de pressão e chutes simples, o estilo passou a ter mais técnicas de chutes, saltos e armas.
Somente no final da dinastia Ching, o estilo foi ensinado fora do templo, sendo passado para Lau Si Chun. Este por sua vez ensinou seu sobrinho Lau Sing Yau que passou seus conhecimentos para Chan Tsi Cheng e Lau Kai Man. Ambos ensinaram o Grão Mestre Lau Fat Mang.
Grão mestre Lau Fat Mang viveu no início do século XX, período bastante conturbado da história da china que foi marcada por muitos conflitos internos e externos. Por causa das suas habilidades, ele foi chamando para ensinar na famosa Associação Chin Woo.
Posteriormente, fez parte do exército, sendo encarregado de treinar e comandar uma tropa na Guerra Sino-japonesa. Lau Fat Mang ensinou seus filhos, e sua filha mais velha, Lily Lau, tornou-se sua sucessora e maior autoridade do estilo no mundo.
A história do Kung Fu Garra de Águia sobreviveu por séculos por causa de sua eficiência e versatilidade que contribuiu para a sobrevivência de soldados de carreira, monges e camponeses.
O kung fu Garra de Águia vai além das técnicas de combate, mesmo sendo importante sempre saber se defender, hoje em dia, o principal objetivo é ensinar o autocontrole para manter a paz física e emocional, desenvolver o autoconhecimento e aprimorar as capacidades físicas e mentais.